A 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática movimentou escolas, universidades e instituições sociais em todo o país. Na região do Alto Tietê, a programação regional destacou iniciativas que envolvem diretamente os estudantes na construção da cidadania digital, área que, a partir de 2026, passa a integrar oficialmente os currículos escolares.
Na Escola Municipal José Donizete de Paiva, em Guararema (SP), alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (de 6 a 10 anos) – com a mediação da professora educomunicadora Suéller Costa – participaram de uma série de atividades voltadas à compreensão do conceito de Educação Midiática. Em um brainstorm coletivo, os estudantes refletiram sobre o que entendem por esse termo, o que gostariam de aprender em uma disciplina com esse foco e por que seria importante incluir esse tema na rotina escolar.
As ideias foram registradas em mapas mentais personalizados e deram origem a um guia de segurança digital, intitulado “Diante das telas, a sua atenção tem de ser ainda maior!”, produzido pelos próprios alunos por meio do aplicativo Padlet. A iniciativa não parou por aí: os estudantes agora se dedicam à criação de uma produção audiovisual com o objetivo de mobilizar crianças e adolescentes sobre os cuidados no ambiente virtual.

Além disso, os alunos realizaram uma campanha interna, percorrendo os espaços da escola com mensagens sobre segurança digital, respeito às regras, convivência saudável, empatia e os riscos que rondam o uso da internet por crianças e adolescentes. Uma pesquisa realizada pelos próprios estudantes revelou que, embora o acesso oficial às redes sociais seja permitido apenas a partir dos 16 anos, muitos já estão conectados desde cedo.
As ações desenvolvidas na escola são exemplo do protagonismo estudantil e da importância da Educomunicação para promover a transformação social. Os desdobramentos continuam, e os alunos seguem como verdadeiros guardiões do futuro digital.

