Entre os dias 28 e 31 de outubro, será realizada a 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM), com o tema “Mobilizar uma geração para a cidadania digital”. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
O objetivo da SBEM é promover uma ampla mobilização em torno da educação midiática — um conjunto de competências que permite às pessoas analisar, produzir e se expressar com responsabilidade no ambiente digital. Escolas, universidades, coletivos culturais, secretarias municipais, organizações da sociedade civil e comunicadores estão convidados a participar com ações locais em todo o país.
A programação oficial, coordenada pela Secom, contará com debates sobre temas como os currículos de educação digital e midiática, os vínculos entre educação midiática e educação ambiental, e as oportunidades trazidas pela inteligência artificial. Paralelamente, outras atividades serão organizadas por especialistas em rede nacional e conduzidas em espaços educativos formais, informais e não formais, em diversos territórios. Todas as ações serão registradas na agenda nacional da Semana Brasileira de Educação Midiática.

Educom Alto Tietê
O projeto Educom Alto Tietê reafirma seu compromisso com a programação regional, promovendo atividades com alunos, professores, gestores e a sociedade civil. Sob coordenação da educomunicadora Suéller Costa, as ações locais vão ocorrer em paralelo à agenda nacional.
Entre as atividades previstas estão oficinas com estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais; rodas de conversa com educandos dos Anos Finais e do Ensino Médio, de escolas estaduais e particulares; e encontros com o público universitário, em parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e a Universidade Braz Cubas (UBC). A programação contará, ainda, com uma palestra voltada à sociedade civil, especialmente aos representantes do Terceiro Setor — líderes, participantes, voluntários de instituições sociais e gestores de projetos independentes com foco em impacto social.
A Semana Brasileira de Educação Midiática é uma ação colaborativa e descentralizada, que valoriza a diversidade de vozes e experiências em todo o território nacional. Todas as atividades integram a agenda nacional pela cidadania digital, envolvendo escolas públicas e privadas, universidades, coletivos e órgãos públicos.
“A educação midiática é uma ferramenta essencial para que cidadãos, especialmente os mais jovens, possam exercer seus direitos de forma plena no ambiente digital. É uma forma de fortalecer a democracia e o pensamento crítico”, afirmou o secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brant.

